Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população de idosos vem crescendo no Brasil, e, dessa maneira, logo teremos uma porcentagem superior a dos jovens. Por isso, é muito importante falarmos sobre o envelhecimento saudável.
Especialista explica a importância da fisioterapia na terceira idade e lesões que podem ser evitadas e tratadas
O envelhecimento é um processo natural que acontece de maneira sutil, dia após dia. E para que ele ocorra de forma saudável, é preciso aprender a lidar com alguns desgastes o corpo, amenizando os seus efeitos e se adequando para esta nova fase, geralmente caracterizada pela diminuição de mobilidade e dores, que podem ser crônicas ou momentâneas.
Fisioterapia e longevidade
Com o passar dos anos, as doenças caracterizadas como degenerativas vão se instalando pouco a pouco e comprometendo as funções vitais do organismo, prejudicando células, tecidos e músculos. Mas calma!
Vale ressaltar que esse desgaste acontece é natural e inevitável, sendo um dos processos que compõe o envelhecimento no corpo. Cada faixa etária sofre mudanças musculares de uma maneira, e se tais mudanças ocorrem de forma saudável, sem acarretar em alguma doença mais severa, o paciente conseguirá manter sua qualidade de vida e longevidade.
Normalmente, lesões de ombro, de disco e de menisco, assim como a hérnia de disco e a artrose de joelho são algumas das doenças que acometem as pessoas com mais idade e podem ser tratadas e prevenidas por meio da fisioterapia.
O cuidado com a saúde também é outro grande aliado quando abordamos sobre o envelhecimento. Manter uma boa dieta e idas regulares ao seu médico de confiança, pode ser essencial no diagnóstico e tratamento de algumas patologias. Além disso, manter-se ativo durante a juventude é o recomendado para todas as pessoas, independente da faixa etária!
Fonte: MinhaVida – https://www.minhavida.com.br/