A ingestão de vitaminas traz inúmeros benefícios para o corpo humano, garantindo o seu equilíbrio
Na terceira idade, a reposição de vitaminas é fundamental para evitar problemas como queda da imunidade e desgaste ósseo, por exemplo. A alimentação balanceada ainda é o fator mais importante, mas a suplementação atua em conjunto, repondo as vitaminas e sais minerais.
“É importante essa reposição para tratar as deficiências nutricionais, garantindo uma melhor qualidade de vida a este público”, explica a farmacêutica Tatiana Martim Rocha.
A especialista destacou quais são as vitaminas essenciais para o perfeito funcionamento do organismo dos idosos. Confira:
Cálcio: importante para manter os ossos resistentes, além de auxiliar na saúde do cérebro e do coração.
É encontrado em alimentos como quinoa, feijão branco e brócolis.
Potássio: responsável por diminuir os níveis de sódio no organismo, também regula a pressão sanguínea e combate a prisão de ventre.
Encontrados em alimentos como abacate, banana e peixes.
Vitamina C: além de fortalecer o sistema imunológico, é um ótimo antioxidante.
É encontrada em alimentos como kiwi, laranja e couve.
Vitaminas do complexo B: composto por 8 tipos de vitaminas, são importantes para a saúde do cérebro, além de fortalecerem o sistema imunológico e combaterem problemas como anemia, demência, cansaço e irritabilidade.
Encontradas em alimentos como carne vermelha, ovos e oleaginosas.
Vitamina D: auxilia no funcionamento dos sistemas imunológico e muscular e também na formação de ossos e dentes. Sua deficiência causa problemas como osteoporose e fadiga.
A maior parte desta vitamina é produzida pelo corpo através da exposição ao sol.
Ômega 3: melhora a memória e a disposição, além de controlar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais e até Alzheimer.
Está presente em alimentos como peixes de água do mar, nozes e azeite de oliva.
Coenzima Q10: também conhecida como ubiquinona, possui propriedades antioxidantes. E ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, reduz a fadiga, entre outros benefícios.
Está presente em alimentos como frutas secas, carnes e legumes verdes.
Colágeno tipo II: seu uso melhora a saúde das articulações. Entre seus inúmeros benefícios, estão a melhora das dores articulares e aumento na flexibilidade das cartilagens nas articulações, melhorando os movimentos.
Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/
Foto: Freepik