A chegada da terceira idade é um momento que mexe com a rotina do idoso e dos familiares. Muitas vezes, filhos e netos não se veem preparados para encarar o envelhecimento de seus pais e avós e, por isso, podem se sentir perdidos quanto a quais atitudes devem tomar.
Solidão, diminuição do convívio social, enfermidades e dificuldades de locomoção e de realização de atividades cotidianas são alguns dos desafios que que o idoso tem que lidar com o passar dos anos. Diante de tantas mudanças na rotina, a família se vê em uma situação complexa: manter o idoso em casa ou hospedá-lo em um residencial sênior?
Esta decisão pode ser uma situação bastante desconfortável para filhos e netos. Isso acontece porque historicamente da institucionalização acontecia de forma muito diferente. Residenciais direcionados especialmente a idosos atualmente oferecem inúmeras vantagens a seus moradores, que podem ter a solução das suas necessidades.
Contribuir com a qualidade de vida do idoso e, consequentemente, com a da família
O envelhecimento da população é uma realidade mundial. Com o aumento da expectativa de vida, o desafio de manter a mente e o corpo sãos se torna presente tanto para o idoso quanto para seus familiares e amigos. Em anos anteriores, a família enfrentava problemas com as limitações de idosos e relutava em retirá-lo de casa, já que os asilos – ou as casas de repouso – estavam associados a ideias de isolamento e internação.
No entanto, esse cenário passou por grandes mudanças no decorrer da história. Atualmente, opções totalmente seguras e saudáveis para a vida diária dos idosos já são conhecidas, como é o caso dos residenciais sêniores.
O que é um residencial sênior?
Ao contrário de asilos e casas de repouso, um residencial sênior pode ser considerado um local totalmente adequado à moradia de idosos. Com serviços e profissionais que visam promover o máximo de autonomia e independência à pessoa idosa, o residencial tem o objetivo de zelar pela saúde, independência pelo conforto, pelo bem-estar, pela qualidade de vida e sociabilização de seus moradores acima de tudo.
Com dedicação exclusiva e integral aos idosos, o residencial sênior garante segurança e tranquilidade à família, já que a pessoa idosa recebe pela equipe, toda a atenção e todos os cuidados que precisa e merece no interior do condomínio.
Quais são as vantagens de um residencial sênior?
Conforme apontado acima, a tranquilidade da família é um dos principais benefícios oferecidos por um residencial sênior. Entretanto, quais são as vantagens que o idoso poderá usufruir? Veja:
Hospitalidade
A recepção de um novo morador é um momento muito importante em residenciais sêniores. Isso porque idosos tendem a necessitar de tempo, de atenção e de dedicação especial para se adaptar à nova rotina e aos novos ambientes. Com profissionais experientes e dedicados, o idoso conta com todo apoio necessário para adaptar à sua nova moradia e suas novas atividades.
A hospitalidade sênior dos residenciais tem o objetivo de garantir a independência e qualidade de vida ao idoso desde seu primeiro na sua moradia. Para isso, os profissionais do residencial são treinados para fazer com que o idoso se sinta, literalmente, em casa em poucos dias.
Profissionais capacitados
Todos os idosos moradores de um residencial sênior são, necessariamente, acompanhados e cuidados de acordo com suas características e necessidades individuais.
Os cuidados demandados por pessoas idosas tendem a ser variados e, por isso, o residencial sênior oferece uma equipe composta por uma infinidade de profissionais altamente capacitados. Assim, é comum que o quadro de funcionários de um residencial sênior conte com:
-
Médicos – especialmente geriatras
-
Enfermeiros
-
Técnicos de enfermagem
-
Dentistas
-
Nutricionistas
-
Fisioterapeutas
-
Terapeutas ocupacionais
-
Psicólogos
-
Fonoaudiólogos.
Serviços especializados
Com uma equipe multiprofissional, os residenciais sêniores oferecem uma infinidade de serviços especializados. Os cuidados vão desde a saúde até a organização dos ambientes:
-
Assistência médica 24 horas por dia, nos sete dias da semana
-
Sala de emergência
-
Higienização de ambientes e de roupas
-
Elaboração de cardápios individuais e refeições que respeitam a individualidade e os objetivos de cada morador
-
Farmácia.
Residência Assistida
O conceito de Residência Assistida foi criado para garantir mais autonomia e independência aos idosos que possuem algum tipo de necessidade para realização das atividades da vida diária. Para isso, profissionais altamente capacitados e experientes cuidam, com carinho e dedicação, dos moradores que demandam cuidados específicos.
Estrutura qualificada
Tem-se a estrutura qualificada, pensada especialmente para os idosos, a infraestrutura atende às necessidades específicas de cada morador. Todos os ambientes – tanto das residências quanto dos espaços de convivência – foram elaborados para garantir o máximo de segurança, conforto e bem-estar.
Fonte: https://www.sbaresidencial.org.br/
Foto: Freepik