Pequenos gestos podem fazer muita diferença quando se trata de proteger os mais velhos
A esta altura dos acontecimentos, todos já sabem que é indispensável lavar muito bem as mãos com frequência e que os idosos devem ficar em casa nos próximos meses, para não se expor ao novo coronavírus. Igualmente importante é que qualquer um que entre em contato com uma pessoa mais velha tome cuidado redobrado para não haver o risco de infectá-la, inclusive usando máscara se apresentar algum sintoma relacionado à Covid-19. Portanto, se a visita não é essencial, tente trocá-la por um encontro virtual ou telefonemas. Há uma série de detalhes que podem passar despercebidos, mas que trazem maior segurança para todos. Fiz uma lista:
1) Quando chegar à casa do idoso, tire os sapatos e os deixe do lado de fora.
2) Deixe bolsa e sacolas perto da porta. Não as coloque sobre a mesa ou o sofá, locais que podem ser facilmente contaminados.
3) Se for possível, mantenha distância e evite o contato físico.
4) Se tiver que manipular o idoso, troque de roupa e prenda o cabelo.
5) Quando levar compras para a casa, higienize os itens, que certamente já foram tocados por inúmeras pessoas.
6) O mesmo procedimento deve ser observado quando receber entregas, de correspondência a compras.
7) Não basta caprichar na limpeza do banheiro. Estenda esse cuidado para controles remotos, maçanetas, interruptores de luz, bicas, puxadores de gavetas, mesas e balcões, ou seja, todas as superfícies que podem ser tocadas.
8) Se o idoso tiver algum comprometimento cognitivo, transforme a higiene numa ação prazerosa: lavar as mãos pode ser uma gincana a ser cumprida de hora em hora.
9) Vale o mesmo para a hidratação: é fundamental beber muito líquido. Se houver resistência, ofereça suco ou chá, não precisa ser somente água.
10) Utilize apenas lenços descartáveis para assoar o nariz.
Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/
Foto: Freepik