A fadiga e cansaço são sintomas que afligem qualquer idade, mas nos idosos, devido a um tempo maior vago, há um índice grande devido alguns hábitos e rotinas que possam estar prejudicando e que ao serem identificados podem ser mudados.
Mudanças nas rotinas diárias mesmo que pequenas podem dar energia para o dia-a-dia.
É importante identificar o motivo deste cansaço ou fadiga, desde a dieta até insônia para que possa procurar as soluções. Se for constante essas sensações, é importante procurar um médico, mas a maioria dos casos as causas estão nos hábitos.
A fadiga ou cansaço podem ser entendidos como falta de energia tanto física como mental. A maioria das vezes são associados a velhice pois algumas doenças que ocorrem mais frequente na terceira idade contribuem para estes sintomas.
Alguns sintomas como sensação de fraqueza, falta de energia são mais fáceis de identificar, mas nos idosos a fadiga pode se manifestar de diferentes maneiras. Fisicamente pode dificultar a fazer simples tarefas, precisam de maior tempo de descanso, o risco de queda aumenta e têm dificuldades de coordenação motora. Mentalmente, pode ser caracterizado como diminuição da concentração, aumento do esquecimento. Irritação, sem vontade de fazer nada, mais deprimidos e querer se isolar também faz parte dos sintomas da fadiga.
Dormir bem, ter uma dieta equilibrada, contribuem para que a fadiga/cansaço diminuam.
Alguns alimentos que contribuem com a suas vitaminas ajudam muito a melhorar os sintomas, algumas vitaminas são:
- B12: encontrados em produtos de origem animal como ovos e leites;
- Magnésio: encontrados em peixes, amêndoas, amendoins, espinafre, leite, feijão preto;
- Ferro: encontrados em carne, frutos do mar, nozes, feijões, lentilhas, espinafres
- Coenzima Q10: Infelizmente esta enzima não é encontrada em alimentos que contenham uma dose diária recomendada, mas ela pode ser encontrada em suplementos.
Se os sintomas após a mudança na rotina não melhorarem, procurar um médico é indicado, para que o mesmo analise todo o processo para uma qualidade de vida.
Fonte: www.visaresidencial.com.br
Foto: Freepik